Na DUAL, estamos empenhados em transformar o futuro através de projetos que abraçam práticas ambientais, sociais e de governança, que nos alinham, cada vez mais, com uma organização consciente do seu papel ambiental e social. Nossa visão vai além dos negócios, pois almejamos contribuir para um mundo mais inclusivo e acolhedor. Cada etapa do nosso processo é impulsionada pela busca de práticas que não só aprimoram nosso crescimento mas também contribuem positivamente para o meio ambiente e para as comunidades que nos cercam.
Acreditamos que a sustentabilidade é uma jornada a ser trilhada com determinação e consciência. A implantação de duas usinas fotovoltaicas representam nosso compromisso de produção responsável, sem deixar de lado a eficiência e a inovação.
Nossa produção de biodiesel e de energia fotovoltaica são mecanismos de desenvolvimento limpo, que reduzem bastante ou evitam, na geração de energia, a emissão de poluentes na atmosfera.
A produção de energia limpa, sustentável, por meio de fontes diversas, é urgência inescapável da humanidade. De nossa parte, ao entendermos a importância desse tipo de energia como mecanismo de desenvolvimento limpo, ecológico, sustentável, adequado para nossos tempos de mudanças climáticas e para um país com a incidência solar do Brasil, investimos, cada vez mais em cuidados ambientais.
Para exemplificar, instalamos um parque com usinas fotovoltaicas. Assim, produzimos energia por meio da captação e da conversão direta de radiação solar em eletricidade, a fim de atender grande parte de nosso consumo energético, na produção de mais energia renovável como de biodiesel.
Sabemos que a queima de combustíveis fósseis, como o óleo diesel, emite uma grande concentração de poluentes, como monóxido e dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio e de enxofre, fuligem. Esses elementos, lançados na atmosfera, contribuem para vários problemas ambientais (efeito estufa, aquecimento global, chuva ácida) e sociais (doenças respiratórias, câncer). O diesel, além disso, é o combustível fóssil mais usado no Brasil e o mais poluente que há depois do carvão.
O biodiesel surge, assim, como combustível alternativo, produzido a partir de matéria orgânica de origem vegetal (óleos) ou animal (gorduras). No primeiro semestre de 2024, iniciaremos nossa produção de biodiesel, em nossa unidade de Pedra Preta, a partir de oleaginosas que serão adquiridas, em grande parte da agricultura familiar, por meio do Selo Biodiesel Social.
Em relação aos combustíveis fósseis, o biodiesel pode oferecer vantagens como: ser renovável e biodegradável; não conter compostos sulfurados, que provocam chuva ácida; não conter substâncias aromáticas, que são cancerígenas e mutagênicas.
Portanto, a preservação e cuidado com o meio ambiente são valores que levamos a sério e colocamos em prática, incentivando a conscientização, práticas sustentáveis e a conservação de recursos naturais para as gerações futuras.
Somos mais do que uma empresa ativa no mercado, pois estamos comprometidos com nossos públicos e stakeholders. Entendemos que negócios responsáveis não se restringem a resultados financeiros apenas, mas também envolvem contribuir para o progresso social e humano.
Nosso compromisso social é uma parte primordial da nossa essência. Agimos de forma responsável, através de ações voluntárias, em atividades que beneficiam a sociedade e as comunidades que nos cercam. Para nós, promover o bem-estar e o equilíbrio em nosso modelo de negócios é uma missão constante, que abraça o meio ambiente, nossos colaboradores e a sociedade.
Nossas iniciativas em Responsabilidade Social vão além do cumprimento de obrigações, pois buscamos, sempre, atuar na esfera social, criando oportunidades, cada vez mais, significativas para todos.
Em 2021, em sintonia com nossas tradições e com os exemplos de vida de Octaviano Heráclio Duarte, e a fim de dar continuidade a ações iniciadas por ele, fundamos o Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID). O Instituto tem o objetivo de ajudar, apoiar e patrocinar projetos sociais voltados para a criança, adolescente e o idoso, bem como a cultura e o esporte. Desde então, além de distribuir, mensalmente, cestas básicas para diversas famílias carentes, o Instituto tem apoiado diversos projetos culturais, esportivos e educativos relevantes em diversos municípios do Brasil.
Até então, 14 instituições tem sido beneficiadas, sendo elas:
Na base da nossa política ESG, está uma governança sólida e transparente, baseada nos mais altos padrões de ética empresarial.
Em 2021, formamos o nosso Conselho e fizemos nosso acordo societário. Assim, fortalecemos a nossa forma de conduzir nossos negócios, com responsabilidade e garantia da conformidade com as melhores práticas e regulamentações do mercado.
Na DUAL, cultivamos uma cultura organizacional em que a integridade permeia todas as nossas decisões, fortalecendo a confiança de nossos parceiros e stakeholders.
Cada vez mais preocupada com questões de relevante importância ao ESG, a DUAL vem desde 2019 procedendo a auditoria de seus balanços financeiros, o que demonstra ao mercado responsabilidade e transparência em relação à sua saúde financeira.
O objetivo é comunicar a transparência, a boa gestão e o comprometimento da DUAL com relação a governança corporativa, podendo mostrar e expressar a realidade do negócio e facilitar para e empresa as recomendações de melhorias e pontos em destaque de sua segurança financeira, além de também fazer parte das boas práticas corporativas de empresas do setor.